Incra avança na regularização fundiária do território quilombola Matão (PB)

Por INCRA
05/08/2021

Incra/PB foi imitido na posse de dois imóveis que compõem o território reivindicado pela comunidade quilombola Matão. Foto: Incra/PB.

Na quarta-feira (4), o Incra na Paraíba foi imitido na posse de dois dos quatro imóveis que compõem o território reivindicado pela comunidade quilombola Matão, nos municípios de Mogeiro e Gurinhém, região do Agreste paraibano.  

Além dos imóveis Riacho Verde I e Riacho Verde II, que somam 63 hectares, as 40 famílias já haviam conquistado, em 3 de dezembro de 2020, a área do imóvel Fazenda Santo Antônio, com cerca de 118 hectares. Resta agora a ser regularizada uma área de pouco mais de 10 hectares, conhecida como Fazenda Maria Natália I, para que todo o território de 214 hectares, que inclui ainda uma área de 23 hectares já pertencente à comunidade, seja registrado em nome das famílias. 

As famílias de Matão vivem principalmente da agricultura, destacando-se o cultivo de feijão, fava, milho, macaxeira e batata-doce. Agora, com a regularização do território, as famílias pretendem investir na criação de animais, no plantio de árvores frutíferas e horticultura. 

A presidente da Associação do Matão, Josefa de Paiva Santos Silva, afirma que a comunidade está muito feliz e cheia de esperança com a conquista de mais uma parte do seu território. “A nossa luta continua. Agora que temos nossa terra, o que falta é arregaçarmos as mangas e produzirmos cada vez mais”, disse Josita, como é mais conhecida. “Essa conquista é fruto de muitas lutas, principalmente das mulheres, que depois envolveram os jovens e convenceram os maridos a participar”, conta. 

Disponível: https://www.gov.br/incra/pt-br/assuntos/noticias/incra-avanca-na-regularizacao-do-territorio-da-comunidade-quilombola-matao-na-paraiba

Acessado em: 12/08/2021